Neurofeedback

O que é 

Neurofeedback é uma técnica não farmacológica e não invasiva, que utiliza a tecnologia para monitorar a atividade de ondas cerebrais e ajudar os indivíduos a aprender a controlar e melhorar sua função cerebral, suas respostas fisiológicas e seu comportamento. O objetivo da técnica é potencializar o funcionamento mental, visando à ampliação da consciência e do bem-estar. O Neurofeedback possui uma ação duradoura, pois a pessoa ganha consciência a respeito de seu funcionamento e aprende a controlar suas respostas fisiológicas, melhorar atenção e reduzir a ansiedade. Desta forma, o treinamento resulta no aumento do autocontrole, melhorando ainda aspectos emocionais como o equilíbrio e a autoconfiança. 

Como atua 

O procedimento é simples. Sensores são colocados na cabeça e fixados com um gel especial. Os sensores captam os sinais emitidos pelas diferentes ondas produzidas pelo cérebro, em diferentes áreas, que interessam ao treinamento especifico. No treinamento com Neurofeedback, o computador converte as ondas cerebrais em sinais, que são mostrados através de estímulos auditivos e visuais na tela do computador (vídeos, jogos, quebra cabeças, músicas, etc.). A pessoa faz com que o jogo se movimente somente quando estiver controlando seu nível de atenção, respiração e ansiedade, mantendo um estado de presença mental em relação à atividade. O treinamento proporciona resultados a curto prazo, sendo adequado ao ritmo de vida moderno.

Como funciona

Inicia-se o processo com uma avaliação constituída por uma entrevista e uma gravação fisiológica das freqüências cerebrais nas principais áreas do cérebro. Esta gravação será utilizada para gerar um mapeamento cerebral e para elaborar um plano de trabalho individual, vinculado aos objetivos expressos pelo cliente.

Após a avaliação o treinamento é realizado com a frequência de duas sessões por semana, o que se faz necessário por ser de um processo de aprendizagem.  Nestas sessões são utilizados protocolos de treinamento nos quais a pessoa recebe 

feedbacks positivos (por meio de percentuais, sons ou jogos com escores). Na medida em que o cliente avança no treinamento,  é motivado a melhorar sua performance, crescendo sobre si mesmo, alcançando seus objetivos