Rir Faz Bem: Você sabia que rir faz seu cérebro funcionar melhor?

30 Apr 2015

       

 

     Você tem dificuldade em lembrar onde você deixou as suas chaves? Se você apenas acha engraçado e ri, ponto para você. Uma nova pesquisa sugere que o humor pode melhorar a memória de curto prazo em adultos e pessoas de mais idade.

 

  Em um pequeno estudo recente realizado em uma  Universidade na Califórnia do Sul, 20 adultos e idosos, assistiram a um vídeo engraçado por 20 minutos livre de distrações, enquanto outro grupo controle permaneceu sentado calmamente sem assistir vídeo. Em seguida, eles realizaram testes de memória e tiveram amostras de saliva coletadas e analisadas para medir os níveis de hormônios do estresse.

Adivinhe: Quem assistiu 20 minutos de vídeo engraçado tiveram melhores escores nos testes de memória de curto prazo, constataram os pesquisadores. E os níveis de cortisol encontrados na saliva -  o hormônio do estresse, um inimigo da memória -  diminuíram significativamente no grupo que assistiu ao vídeo engraçado.

 

    "A capacidade de aprender e de recordar tornam-se mais desafiadora à medida que envelhecemos", disse o autor do estudo Dr. Gurinder S. Bains,  Ph.D.  em Ciências da Reabilitação. "Rir com os amigos ou até mesmo assistir a 20 minutos de humor na TV, como faço diariamente, me ajuda a lidar com os meus estressores diários."

Quanto menos estresse você tem, disseram os pesquisadores, melhor a sua memória. 

O mecanismo funciona assim: humor reduz o hormônios do estresse, reduz a pressão arterial e aumenta o seu estado de humor, de acordo com o Dr. Lee Berk, um co-autor do estudo e professor associado da Allied Heath.

 

     O ato de dar risadas - ou simplesmente desfrutar de um pouco de humor - aumenta as endorfinas, que libera dopamina para o cérebro proporcionando uma sensação de prazer e de recompensa, disse Berk.

Isso, por sua vez, faz com que o trabalho do sistema imunológico melhore e mude as atividade das ondas cerebrais para o estado mental denominado de gama," que é a interconexão de várias áreas do cérebro,  propiciando um melhor acesso às memórias e na resolução de atividades cognitivas.

 

     Deseja reduzir seus níveis de estresse? Faça um teste “drive” e experimente como rir é contagiante e o faz se sentir melhor.

 

 

Assista ao vídeo e dê boas gargalhadas!

 

 

 

 

Fonte: http://www.medicaldaily.com/

 

 

Please reload

Featured Posts

 

Para você que quer conhecer ou ter acesso às noções básicas do treinamento em Bio e Neurofeedback ou quer se sentir mais à vontade e desbloquear sua...

Curso Introdutório ao Bio e Neurofeedback - segundo semestre 2014

August 21, 2014

1/3
Please reload

Recent Posts
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
Follow Us
Please reload

Search By Tags

February 2, 2014

Please reload