Neurofeedback para quê?

2 Feb 2014

O ritmo que a vida moderna exige, por vezes, coloca em xeque nosso organismo. Acostumamo-nos com este ritmo em nosso dia-a-dia, mas sabemos que isto pode cobrar um preço alto na qualidade de vida e nas relações sociais.

Atualmente, milhares de pessoas sofrem diariamente com transtornos decorrentes do estresse entre os quais ansiedade, insônia, depressão, pânico, cefaléias, hipertensão arterial e bruxismo. Em contrapartida, a ciência tem apresentado novas alternativas para combater este quadro. Estudos na área da psicofisiologia revelaram, nas últimas décadas, importantes descobertas acerca da plasticidade cerebral e da capacidade do cérebro de aprender ao longo de toda a vida. Nestas descobertas se fundamenta o princípio do neurofeedback.  

A técnica do Neurofeedback visa desenvolver a capacidade do indivíduo de aumentar o controle sobre seu corpo e cérebro, melhorando a consciência acerca das suas reações e combatendo os efeitos do estresse. Esta técnica objetiva equilibrar e potencializar o funcionamento cerebral, estabelecendo harmonia dos ritmos do cérebro com os estados mentais, de acordo com a situação que a pessoa está vivenciando.

Além disto, o treinamento possui uma ação duradoura, pois a pessoa ganha consciência a respeito de seu funcionamento e aprende a controlar suas respostas fisiológicas, melhorar atenção e reduzir a ansiedade. Desta forma, o treinamento resulta no aumento do autocontrole, melhorando ainda aspectos emocionais como o equilíbrio e a autoconfiança.

O neurofeedback é indicado como apoio nos tratamentos para ansiedade, dor crônica, insônia, transtorno de atenção (TDA ou TDAH) ou ainda no controle dos sintomas de estresse pós-traumático, depressão e pânico. Também funciona como auxiliar na reabilitação de quadros de acidente vascular cerebral ou traumatismo crânio-encefálico.

Mas não é necessário ter algum destes transtornos para se obter benefícios com o neurofeedback. Os efeitos positivos do treinamento melhoram saúde, aprendizagem e desempenho. Assim sendo, todas as pessoas que desejarem podem realizar o treinamento com neurofeedback, tendo em mente que o objetivo final será sempre a saúde e o bem-estar.

Saiba mais detalhes sobre este trabalho no site do Instituto Neurofeedback 

Please reload

Featured Posts

 

Para você que quer conhecer ou ter acesso às noções básicas do treinamento em Bio e Neurofeedback ou quer se sentir mais à vontade e desbloquear sua...

Curso Introdutório ao Bio e Neurofeedback - segundo semestre 2014

August 21, 2014

1/3
Please reload

Recent Posts
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
Follow Us
Please reload

Search By Tags

February 2, 2014

Please reload