• Instituto Neurofeedback

Você já ouviu falar em Jet Lag Social?


Pois é... jet lag social é quando alteramos tanto nossos horários de sono nos finais de semana que quando a semana recomeça temos que ter um tempo de adaptação. A sensação é igual à que temos quando fazemos uma viagem intercontinental, contudo sem o estímulo da descoberta de novos lugares e paisagens.

Nosso organismo funciona alternando ciclos de sono e vigília mais ou menos iguais. Estes ciclos – nosso relógio biológico – determinam nossos horários de refeições, picos de atenção e disposição, metabolismo, sinalizando também os momentos em que é necessário repousar. Quando chegamos na sexta-feira, colocando a famosa #TGIF em nossos posts, estamos dando a largada para uma alteração de fuso horário sem sair do local! Dormimos e acordamos mais tarde, refeições feitas fora de hora e com alimentos “proibidos”, drinks e bebidas além da conta, tudo isso altera nosso funcionamento fisiológico como em viagens entre fusos diferentes. Nosso corpo sofre!

A chegada da segunda-feira é penosa, sair da cama é um martírio, o dia se arrasta de forma que ao final dele temos a sensação: o pior já passou! Levamos ainda uns dois dias para readaptar, ou seja, na quarta-feira começamos a “entrar no eixo”. Mas aí já estamos enxergando no horizonte o sinal da sexta-feira! Novamente outra viagem!!

Sem querer estragar o prazer de ninguém, é bom alertar que quanto mais mantivermos as rotinas em qualquer dia da semana, mais fácil será encarar a semana inteira, com seus momentos tão diversos de trabalho, lazer e folga! Não deposite no final de semana todas as fichas de sua diversão, nem tampouco chute o balde! O corpo sente e ninguém merece viver fazendo viagens intercontinentais sem sair do lugar!! Cuide bem dele, cuide bem de você!!!

Se precisar regular seu relógio biológico e seu ritmo circadiano, a gente pode ajudar!!


#jetlagsocial #ritmocircadiano #institutoneurofeedback #neurofeedback #sono #TGIF #segundalinda #semanaboa #saúde

30 visualizações1 comentário