• Instituto Neurofeedback

Outubro Rosa: prevenção e cuidado - Neurofeedback pode ser aliado!


Outubro rosa: mês destinado à lembrança da importância da prevenção para a detecção e cura do câncer de mama. Prevenir é fundamental, mas também temos que lembrar do processo de cura para quem enfrenta esta doença. Um longo processo que exige força, resiliência, paciência e esperança. O Neurofeedback pode ser um grande aliado neste período. Tanto na construção de um estado mental proativo e positivo, como também na prevenção de perdas cognitivas advindas de possíveis intervenções quimio e radioterápicas.


Um estudo - https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23584550/ - conduzido pela pesquisadora Jean Alvarez, sobrevivente da doença e que se submeteu ao treinamento com Neurofeedback, concluiu que “o Biofeedback de EEG tem potencial para reduzir as seqüelas cognitivas e emocionais negativas do tratamento do câncer, bem como melhorar a fadiga e os padrões de sono”. Neste estudo, 23 mulheres que estavam sendo tratadas com quimioterapia se submeteram a 20 sessões de treinamento com Neurofeedback. Destas 23, 21 reverteram os sintomas de que sofriam.


Importante salientar que o treinamento com Neurofeedback surge como intervenção complementar a todo o processo de tratamento, trazendo melhora nos aspectos neurofisiológicos que são refletidos no estado mental da paciente. Não é novidade que os estados mentais positivos fazem parte da cura e esta é a principal contribuição da técnica!


Veja mais sobre o desenvolvimento da pesquisa na reportagem de Angela Townsend: https://www.cleveland.com/healthfit/2013/04/neurofeedback_helps_relieve_ch.html .

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo