top of page
  • Foto do escritorInstituto Neurofeedback

Curso Introdutório: Bio e Neurofeedback na Prática Clínica


PRESENCIAL - Porto Alegre, 23 e 24/09/23


Para você que quer conhecer ou ter acesso às noções básicas do treinamento em Bio e Neurofeedback ou quer se sentir mais à vontade e desbloquear sua prática, o Instituto Neurofeedback oferece o curso Introdutório ao Bio e Neurofeedback na prática clínica. Num intensivo de final de semana, com estudos teóricos e exercícios práticos, o aluno terá a oportunidade de conhecer os equipamentos, ter contato com softwares, exercitar a localização de pontos no crânio, reconhecer a qualidade de sinal, entender o que é e como implementar um plano de trabalho. O aluno terá contato com variada gama de equipamentos e sistemas disponíveis no mercado.

O que é Bio e Neurofeedback na Prática Clínica?

O Biofeedback é uma abordagem que permite aos pacientes monitorar e regular suas funções corporais, como frequência cardíaca, pressão arterial, respiração e resposta ao estresse. Com essas informações em tempo real, você poderá auxiliar seus clientes a desenvolver habilidades de autorregulação, promovendo o bem-estar e a recuperação mais rápida.

Já o Neurofeedback é uma técnica não invasiva que permite treinar o cérebro, ajudando no tratamento de distúrbios como ansiedade, depressão, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), entre outros. Com o Neurofeedback, seus clientes podem alcançar melhorias significativas na cognição, foco e estabilidade emocional.

O programa do curso parte de princípios teóricos do campo da Neuropsicologia chegando ao nível de conhecimento prático e operacional da técnica. Este curso permitirá ao participante ter uma base sólida de conhecimentos fundamentais para o início de uma prática segura e bem orientada.

Após o curso aqueles que desejarem poderão ingressar na formação técnica, via ensino à distância (EAD). Ao final da formação técnica o aluno poderá utilizar a técnica do Neurofeedback em sua prática clínica desde que supervisionado por profissional habilitado.

Vantagens do Curso:

  1. Acesso à Prática: Você terá acesso a equipamentos avançados de Bio e Neurofeedback, permitindo que experimente diretamente os efeitos da técnica.

  2. Base Científica Sólida: Professora especialista, certificada pelo principal órgão de certificação mundial, com reconhecimento internacional de Bio e Neurofeedback - BCIA. Com vasta experiência clínica e acadêmica, garantindo que o curso seja embasado em pesquisas e estudos científicos atualizados.

  3. Casos de Sucesso: Apresentação de estudos de caso de profissionais que já aplicam o Bio e Neurofeedback em suas práticas clínicas com resultados positivos.

  4. Networking Profissional: Faça conexões valiosas com outros profissionais da área de saúde que estão buscando aprimorar suas habilidades terapêuticas.

Público alvo: Profissionais da área da saúde interessados em conhecer e aprender a operar as funções básicas do Biofeedback e do Neurofeedback.

Coordenação e Docência:

CINARA FERREIRA SOARES - BCIA-N

Profissional certificada em Neurofeedback pela BCIA – Board Certification International Alliance – EUA. Mentora da BCIA.

Psicóloga com larga experiência clínica, especialista em Neuropsicologia e Teoria Psicanalítica. Membro da ISNR - International Society for Neurofeedback and Research. Compõe o International Advisory Board da ISNR. Membro fundadora e presidente da ABBIO - Associação Brasileira de Biofeedback – biênio 2023/2024. Atua no campo desde 2007, fundadora e diretora do Instituto Neurofeedback. Ministra cursos e supervisiona a formação de novos profissionais desde 2009.

Local: Instituto Neurofeedback Av. Cristóvão Colombo, 2948

Sala de eventos 01 - andar térreo Porto Alegre – RS Carga horária: 16hs,

Programa:

SÁBADO - 09 às 17hs

Introdução à técnica do Bio e Neurofeedback – História, fundamentos e modalidades

Aplicações - saúde, educação, clínica e neurorreabilitação

Biofeedback na clínica - uma visão geral: cardíaco, temperatura, resposta galvânica da pele

Princípios de neuroanatomia e neurofisiologia que embasam a técnica

HEG Neurofeedback - Hemoencefalografia - princípios de perfusão sanguínea e ativação cerebral

Sistema 10/20 de colocação de eletrodos – encontrando pontos no crânio

Relações dos pontos com regiões cerebrais – áreas de Brodmann

EEG Neurofeedback: eletroencefalografia na história

Frequências cerebrais: sua correspondência com neurotransmissores e estados mentais

Processo de avaliação cerebral: EEG e qEEG - zScores

DOMINGO - 09 às 17hs

Visão geral dos sistemas de avaliação

Visão geral dos sistemas de treinamento

A integração de técnicas neuromodulatórias como coadjuvante na prática clínica

Apresentação de casos e estudos da aplicabilidade na área da saúde

Prática de treinamento em Bio e Neurofeedback

ENCERRAMENTO - entrega de certificados

Investimento: R$ 2.350,00 Informações: contato@institutoneurofeedback.com.br Inscrições: https://bit.ly/Intro_2023

83 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page