Você tem dificuldade em lembrar onde você deixou as suas chaves? Se você apenas acha engraçado e ri, ponto para você. Uma nova pesquisa sugere que o humor pode melhorar a memória de curto prazo em adultos e pessoas de mais idade.
Em um pequeno estudo recente realizado em uma Universidade na Califórnia do Sul, 20 adultos e idosos, assistiram a um vídeo engraçado por 20 minutos livre de distrações, enquanto outro grupo controle permaneceu sentado calmamente sem assistir vídeo. Em seguida, eles realizaram testes de memória e tiveram amostras de saliva coletadas e analisadas para medir os níveis de hormônios do estresse.
Adivinhe: Quem assistiu 20 minutos de vídeo engraçado tiveram melhores escores nos testes de memória de curto prazo, constataram os pesquisadores. E os níveis de cortisol encontrados na saliva - o hormônio do estresse, um inimigo da memória - diminuíram significativamente no grupo que assistiu ao vídeo engraçado.
"A capacidade de aprender e de recordar tornam-se mais desafiadora à medida que envelhecemos", disse o autor do estudo Dr. Gurinder S. Bains, Ph.D. em Ciências da Reabilitação. "Rir com os amigos ou até mesmo assistir a 20 minutos de humor na TV, como faço diariamente, me ajuda a lidar com os meus estressores diários."
Quanto menos estresse você tem, disseram os pesquisadores, melhor a sua memória.
O mecanismo funciona assim: humor reduz o hormônios do estresse, reduz a pressão arterial e aumenta o seu estado de humor, de acordo com o Dr. Lee Berk, um co-autor do estudo e professor associado da Allied Heath.
O ato de dar risadas - ou simplesmente desfrutar de um pouco de humor - aumenta as endorfinas, que libera dopamina para o cérebro proporcionando uma sensação de prazer e de recompensa, disse Berk.
Isso, por sua vez, faz com que o trabalho do sistema imunológico melhore e mude as atividade das ondas cerebrais para o estado mental denominado de gama," que é a interconexão de várias áreas do cérebro, propiciando um melhor acesso às memórias e na resolução de atividades cognitivas.
Deseja reduzir seus níveis de estresse? Faça um teste “drive” e experimente como rir é contagiante e o faz se sentir melhor.
Assista ao vídeo e dê boas gargalhadas!
Fonte: http://www.medicaldaily.com/